Antes de mais nada é legal avisar que não é necessário escolher visitar os pontos de Canela ou Gramado. Ambas cidades ficam coladinhas uma na outra, o que faz com que a sua viagem seja simplesmente ainda mais perfeita e encantadora.

Então vamos ao que realmente interessa? É uma lenda dizer que para visitar as cidades de Canela e Gramado o viajante deve gastar muito. Isso não é verdade. A Serra Gaúcha possui atrações para todas as idades, todos os tipos e para todos os gostos.

Mas é claro que sempre é bom economizar, não é mesmo? Então, intercalar as atividades turísticas pagas com as gratuitas é uma das melhores opções. 

Gramado é um destino fantástico. Para quem ainda não conhece, o município possui as mais variadas atividades turísticas espalhadas pela região. Sendo as mais conhecidas citadas aqui neste post.


Lago Negro de Gramado


Considerado um dos pontos turísticos mais famosos da Serra Gaúcha, o Lago Negro de Gramado não possui taxa de acesso. Ou seja, ir conhecer este local é sinônimo de economia. Este ponto turístico possui uma história de inspiração, sendo que esta região sofreu por um terrível incêndio por volta dos anos de 1942 e após, um morador antigo da cidade trouxe da Alemanha para reflorestar em Gramado algumas árvores localizadas na Floresta Negra, dando assim o nome ao lago nos dias de hoje. 

Diariamente o Lago Negro de Gramado recebe centenas de pessoas e uma das atividades mais românticas que casais podem fazer no local é andar de pedalinho sobre o lago. Nos meses de alta temporada, é bem provável que você enfrente filas. Ahh, o pedalinho é pago e o local não aceita cartões e reservas antecipadas, então caso você queira usufruir desta atividade, vale a pena planejar um pouquinho.


Rua Torta de Gramado


Inspirada na Lombard Street, localizada em São Francisco, na Califórnia, a Rua Torta de Gramado é um dos pontos turísticos também mais visitados em Gramado. O local acaba sendo um dos pontos turísticos que mais aparecem nas redes sociais, justamente pela beleza contemporânea da região.

Da Rua Coberta de Gramado até a Rua Torta, o viajante demora cerca de 7 minutos para chegar. já se o trajeto for feito de carro, não demora nem 2 minutos. No local o viajante encontrará as mais variadas opções de flores, sendo este um dos maiores destaques e sem dúvidas, isso é o que mais encanta todos os turistas que passam por ali.


Rua Coberta de Gramado


Podemos dizer que a Rua Coberta é o centro de entretenimento e gastronômico de Gramado? Pode sim! Isso porque no local você encontrará as mais variadas opções de restaurantes, pubs, bares e lojas de souvenirs, roupas e calçados. 


A Rua Coberta de Gramado não é tão grande assim, mas a sua fama ganha destaque quando se fala nos eventos de Gramado, onde na sua grande maioria, a abertura acontece neste local, como o Natal Luz de Gramado, por exemplo, considerado referência nacional.


Palácio dos Festivais

Sem perder muito tempo, após visitar a Rua Coberta de Gramado, o viajante apenas precisará atravessar a rua para se deslumbrar e contemplar o Palácio dos Festivais. O local é mega famoso no mundo inteiro, por celebrar a mais de 45 anos, de forma ininterrupta o Festival de Cinema, um dos mais importantes do mundo, no mês de agosto de cada ano.

No período do Natal Luz de Gramado, o evento de natal, que acontece sempre de outubro a janeiro, o Palácio dos Festivais é o palco para o encantador show de acendimento das luzes, que também acontece de forma gratuita aos viajantes.


Igreja de São Pedro

Sabe aquela igreja que você vê nas fotos, em estilo de pedra? Esta é a Igreja de São Pedro, a Matriz de Gramado. Para quem gosta, o local surpreende com o seu estilo arquitetônico romano. Diariamente os viajantes podem visitar a Igreja Matriz São Pedro, das 07h da manhã às 21h. Este acaba sendo mais um ponto turístico que ganha uma iluminação encantadora durante o período do Natal Luz de Gramado.

Já em Canela, cidade vizinha de Gramado, que fica aproximadamente 13 minutos de carro, é possível conhecer alguns locais sensacionais também, de forma gratuita, como:


Catedral de Pedras em Canela

Considerada na última década como uma das 7 Maravilhas do Brasil, a Catedral de Pedra é o ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Sul, passando até mesmo pela Cascata do Caracol, outro ponto turístico famoso da região.

Durante os dias de neblina a igreja ganha um charme extra, fazendo com que as fotos fiquem ainda mais belas, já durante os dias de sol, a própria natureza faz com que o monumento fique ainda mais esplêndido. Vale lembrar que durante as noites, a Catedral de Pedra é iluminada com várias cores, para fazer com que o turista se encante com a região.

Outro destaque é durante o Sonho de Natal de Canela, o evento de natal do município. Que ao contrário de Gramado, a cidade de Canela procura fazer os eventos mais para os moradores, mas que sem dúvidas, também encanta todos os turistas que fiquem na região para prestigiar o evento.


Estação Campus de Canella

Este é o mais conhecido fenômeno turístico da Serra Gaúcha. O local foi inaugurado recentemente em Canela e é o novo point da gastronomia. No ambiente interno você encontrará até mesmo um trem todo revitalizado pela prefeitura, que durante o horário comercial apita e sai fumaça, simbolizando o veículo sobre trilhos e movimento.

Seja comida italiana, alemã, brasileira. Na Estação Campus de Canella você encontrará as melhores opções e no local, você também encontrará lojas de roupas, especialistas em couro e souvenirs.



Santuário Nossa Senhora do Caravaggio

Localizado no limite de Canela, o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio é um dos locais bastante visitados pelos religiosos católicos. O local é bastante afastado do centro de Canela, com duração aproximada de 20 a 25 minutos para se chegar até o local, com isso recomendamos que o viajante conheça o local apenas se estiver de carro.

No mês de maio a cidade de Canela ganha uma das maiores romarias da Serra Gaúcha e direcionam-se todos ao Santuário. No local o viajante encontrará uma grande festa e para os moradores, também são sorteados prêmios, onde os mesmos concorrem adquirindo rifas.

Já o dinheiro é todo juntado para finalizar a construção da Igreja dentro do Santuário. Outra obra arquitetônica e gigantesca que quando inaugurada será a maior da Serra Gaúcha.



Associação Canelense de Artesãos

Este local não é muito divulgado, mas é um charme que só. A Associação Canelense de Artesãos fica localizada bem na frente da Estação Campus de Canella. Então, é uma outra ótima opção para você visitar e garantir as melhores lembrancinhas para seus amigos e para a sua família.

O local é tão perfeito que aparenta ter sido todo desenhado, além de ser totalmente colorido, a região é cheia de flores e ganha um charme extra durante o período do florescimento das flores tradicionais da Serra Gaúcha, as Hortênsias.