O ano é 2021, mas ainda estamos passando por mais uma pandemia causada pelo coronavírus covid-19. Em toda a história da humanidade, sempre foi enfrentado casos de surtos, epidemias e pandemias (nos casos mais graves), porém após a globalização, com a facilidade do deslocamento das pessoas, para a realização das viagens durante alguma pandemia é necessário seguir alguns protocolos para não ser mais um transmissor, que só no Brasil, já causou mais de 247 mil mortes.
Mas afinal, é possível viajar com segurança em plena pandemia? A resposta é sim, desde que você siga todos os cuidados à risca e, claro, evite ir aos locais que estejam enfrentando uma situação mais caótica.
Antes de decidir se irá viajar ou não, sempre é válido verificar a situação do destino de interesse e claro, caso a sua viagem seja confirmada, quais são os protocolos de segurança que estão sendo tomados para evitar a propagação do vírus.
O que deve ser levado em consideração na hora de decidir o destino?
1 - Situação atual sobre a capacidade de leitos nos hospitais públicos e/ou privados;
2 - Quais são as medidas restritivas em operação no destino de interesse determinado pelos governos municipais e estaduais;
3 - Quais são os protocolos de segurança adotados pelas agências/parques/hotéis/bares.
A partir destas informações, você decide se quer ir ao destino ou aguardar por uma situação mais tranquila. O programa de Imunização da população brasileira já está em prática, porém vamos ser sinceros(as), com a situação atual pode ser que demore um pouco até chegar a sua vez. De acordo com especialistas da saúde, para que tenhamos uma situação controlada da pandemia, aqui no Brasil é necessário que pelo menos 75% da população seja vacinada. Mas até atingirmos este percentual de vacinação, o vírus continua se espalhando e sofrendo mutações, que são as novas variantes, que por muitas vezes podem ser mais letais e/ou mais contagiosas.
Vale lembrar que os principais estados que possuem destinos turísticos já conquistaram o selo de segurança em viagem Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Este selo é um reconhecimento aos locais por terem adotados protocolos de biossegurança contra o coronavírus Covid-19. Então, se pudermos dar algumas dicas de destinos para se viajar, sempre dêem prioridade a estes estados que tenham este selo. Abaixo listamos alguns para ajudar você:
Estados que possuem o selo de biossegurança Safe Travels: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. E falando em Rio Grande do Sul, podemos dar destaque ao destino de Canela, o qual possui o selo desde o dia 30/07/2020.
Canela é famosa por estar localizada na Serra Gaúcha e não podemos esquecer também de seus pontos turísticos incríveis, como a Cascata do Caracol que recebe centenas de visitantes por mês e também a Catedral de Pedra, a qual já foi considerada uma das 7 Maravilhas do Brasil.
Ei gente! Sempre é bom frisar, não é mesmo? O Selo de Biossegurança não significa que o destino está imune do vírus e muito menos que não é necessário seguir os protocolos de segurança. Independente de você viajar para um destino que tenha o selo Safe Travels emitido pela WTTC ou então, o selo Turismo Responsável disponibilizado pelo Governo Federal do Brasil é necessário se proteger de forma correta, como especificamos abaixo:
1º Passo: Utilize máscara de forma correta (cobrindo o queixo e o nariz) sempre, ao sair de casa. Também é interessante andar com máscaras reservas para serem trocadas a cada duas horas ou então, toda a vez que a máscara estiver úmida/molhada;
2º Passo: Lave suas mãos com frequência e caso não tenha a disponibilidade de uma torneira e são, utilize o álcool em gel 70%;
3º Passo: Evite tocar seus olhos, nariz e boca;
4º Passo: Ao tossir, cubra sua boca com o cotovelo ou um lenço. E se por algum caso tenha utilizado as suas mãos, lave-as imediatamente;
5º Passo: Evite aglomerações e não faça contato com ninguém que apresente febre ou tosse;
6º Passo: Fique em casa se você não se sentir bem;
7º Passo: Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure um médico - Sempre é bom ligar antes;
8º Passo: Busque informações em fontes confiáveis e jamais compartilhe algo se não tiver a certeza. Compartilhar mensagens falsas é fake news e caso ainda não saiba, fake news é crime;
Sempre é importante dizer também que aqui na Turistore, os produtos sempre passam por um processo criterioso para estarem disponíveis para venda. Por causa da pandemia, todos os fornecedores da Turistore tiveram que informar quais os protocolos de segurança que estavam sendo adotados para a segurança dos viajantes. Com isso, abaixo também deixamos como destaque quais as medidas adotadas por todos os fornecedores da Turistore. Confira:
1 - Uso obrigatório de máscaras. Em alguns casos, os receptivos locais estão disponibilizando também aos colaboradores a máscara facial e também luvas;
2 - Disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes de responsabilidade do receptivo, como no transporte por exemplo. Em casos de restaurantes e parques, o álcool em gel sempre está à disposição nos ambientes;
3 - Em alguns receptivos, parques, museus e restaurantes também está sendo feito a medição da temperatura dos viajantes.
A Turistore também adotou alguns protocolos de segurança aos seus colaboradores como o uso obrigatório de máscaras no ambiente de trabalho e em casos de qualquer tipo de sintomas, os colaboradores ficam isolados em casa. Também está adotando o trabalho Home Office em forma de rodízio para diminuir a quantidade de especialistas no escritório. E claro, sempre há à disposição de todos os colaboradores o álcool em gel.
Pensou em viajar com segurança? Pensou em Turistore! Caso queira mais informações a respeito dos destinos turísticos presentes no site, você pode chamar no WhatsApp, nas redes sociais, nos e-mails de contato ou então, no chat disponível no próprio site, com atendimento em horário comercial.